Share |

Sobre: Opinião

Julho 1, 2022

Os trabalhadores da Promotorres aguardam desde julho de 2021 a resposta à proposta de negociação laboral de um Acordo de Empresa, que tem ficado na gaveta. São justas as reivindicações desta luta, para acabar com uma situação de injustiça que se tem arrastado sob a complacência de muitos e com a edilidade a fechar os olhos.

Julho 1, 2022

Vive-se uma situação de enorme sobrecarga nas urgências em Torres Vedras que tem levado à transferência de doentes. Também no próprio Hospital das Caldas os responsáveis pela equipa de urgência demitiram-se das funções de chefia, alertando para uma situação de rutura. Sobre as consultas de especialidade sabemos dos atrasos e dos tempos de espera, das dificuldades de internamento, das macas que acabam nos corredores e sobre o atendimento no Hospital de Torres, as esperas na sala das urgências, muitas queixas se ouvem dos utentes e de quem lá trabalha.

Junho 29, 2022

De facto, se o CDS tem fetiches autoritários e o PS pensa que é dono do espaço publico, nós cá estamos para defender o direito fundamental de Liberdade de Expressão, que garante não só o direito de manifestar o próprio pensamento, como também o da livre utilização dos meios através dos quais esse pensamento pode ser difundido.

Abril 24, 2022

Há 8 anos houve um aviso da parte de Vladimir Putin. Não nos preparamos. Como muitos outros problemas globais, preferimos como país, e como país-membro da União Europeia esperar para ver ao invés de sermos mais pro-ativos e de desenvolver políticas que apoiem cadeias curtas de consumo e produção e que assegurem a nossa segurança alimentar e energética.

Abril 24, 2022

Um estudo publicado em 2019, com um mapa interativo disponível, projeta a perda de superfície terrestre para o mar em 2050 (ou seja, daqui a menos de 30 anos) e pode verificar-se neste mapa que toda a extensão costeira do nosso concelho será afetada, incluindo as praias da Assenta, Cambelas, Foz do Sizandro, Santa Cruz, Porto Novo.

Abril 14, 2022

Será que ter um concelho em que 80% da área florestal são eucaliptos e onde não existe diversidade é a melhor forma de sermos sustentáveis e protegermos o ambiente e o futuro do nosso concelho?

Março 28, 2022

Por descarbonização entende-se a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para níveis considerados seguros para a existência de vida humana na Terra. De momento, as emissões de CO2 continuam a ser superiores ao sequestro por meio dos oceanos, florestas e solos, e este gás de estufa continua, ano após ano, a acumular-se na atmosfera onde absorve e irradia calor do sol, o que contribui para o aquecimento global.

Novembro 14, 2021

As alterações climáticas são uma realidade, e vários efeitos são já sentidos no concelho, por exemplo, subida do nível da água do mar e acelerada erosão costeira (e.g. arribas Assenta), Verão prolongado com atraso na chegada das chuvas de Outono, redução do número de dias com chuva por ano, secas mais frequentes e intensas, tempestades de inverno com chuva e vento forte, aumento da temperatura
da água do mar.

Setembro 12, 2021

Com esta reviravolta, verifica-se uma primeira vitória dos que tanto lutaram pelo estudo desta alternativa. Foram os runenses e os movimentos que estiveram sempre ao seu lado, que forçaram esta posição do PS. Foi a força da razão e do povo. Mas atenção, porque é apenas um primeiro passo.

Setembro 10, 2021

A carência destes médicos é uma realidade que, apesar dos enormes esforços da ACS Oeste Sul, necessita de um olhar específico, sem o qual nunca teremos uma solução satisfatória, mas apenas paliativos pontuais. Para colmatar as carências, o diretor executivo lança mão de diversas estratégias para que todos acedam aos cuidados primários, como horas extraordinárias, contratação de aposentados e contratações eventuais de prestação de serviços.

Agosto 25, 2021

As freguesias são uma enorme conquista democrática, onde as populações se sentem representadas, tendo um papel fundamental na consolidação da democracia e no sentido de identidade e pertença ao território. São o nível autárquico de base, consagradas autarquias locais no artigo 236º da Constituição portuguesa, mais próximo dos cidadãos, representando o Estado na resolução dos problemas básicos.

Agosto 15, 2021

Tudo isto já se sabia. A estratégia é conhecida, trata-se de ir protelando no tempo, para desgastar e pressionar os runenses, com a conivência da autarquia, que necessita desse silêncio, numa altura de eleições, para que ninguém se recorde do que deveria ter feito e de nunca ter discutido com a população a localização da subestação.

Julho 16, 2021

Embora se afirme por aí que é difícil encontrar mulheres interessadas na vida política, estes argumentos são normalmente apresentados por homens e por isso muito pouco convincentes para as mulheres. O domínio masculino na política local tornou-se num ciclo vicioso, já que por não ser comum as mulheres estarem na liderança, ainda menos mulheres serão potencialmente atraídas (ou admitidas) a exercer tais cargos.

Junho 25, 2021

O glifosato é produzido pela multinacional Monsanto, recentemente comprada pela alemã Bayer, e comercializado sob o nome Roundup, sendo um dos herbicidas mais utilizados no mundo. Em 2015 foi classificado pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC- acrónimo em inglês) como sendo um agente cancerígeno de Classe 2A, ou seja é provavelmente cancerígeno para humanos, existindo evidências suficientes de que é cancerígeno para os animais.