Share |

Sobre: Saude

Outubro 9, 2022

Por todo o país, são vários relatos de exaustão dos profissionais, condições de trabalho precárias e falta de equipamentos para prestar os cuidados adequados. O SNS está em rutura e em estado de alerta permanente. A esta emergência o governo responde com pensos rápidos e medidas temporárias. No entanto, os problemas do SNS não são temporários e precisam de respostas estruturais que não deixem tudo na mesma. 

Julho 27, 2022

O Ministério da Saúde enviou resposta às 4 questões relativas ao futuro da saúde pública na região Oeste colocadas pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, nomeadamente a construção do novo Hospital do Oeste, entre outros assuntos.

Maio 14, 2022

Urge pressionar o poder central, denunciar esta situação insustentável e exigir respeito com firmeza. Se arrastamos esta situação no CHO outros 4 anos e, para além disso, o novo hospital não tiver o seu financiamento sequer previsto, esta responsabilidade terá responsáveis e nós cá estaremos.

Julho 2, 2023

A localização do novo Hospital do Oeste foi anunciada pelo Ministro da Saúde na passada terça-feira, dia 27, em reunião com a Comunidade Intermunicipal do Oeste. O Bombarral foi a localização escolhida e era também uma das apresentadas no estudo da OesteCIM.

 

Maio 30, 2023

De acordo com o CHO, todos os novos casos da área de abrangência deste Centro Hospitalar são deslocados para Leiria, o que significa um trajeto de mais de 100 quilómetros e mais de 1 hora de viagem.

Abril 8, 2023

A construção de um Hospital do Oeste, seria, sem dúvida, uma solução para as enormes carências na saúde da região Oeste, onde faltam valências, equipamentos, condições físicas, médicos e outros profissionais.

Abril 4, 2023

A Câmara Municipal não pode descartar as suas responsabilidades naquilo que tem a capacidade de fazer, seja por apoio ao SNS no terreno, seja por uma constante  e forte pressão ao Governo para a defesa dos cuidados de saúde em Torres Vedras ou ainda  pela criação de incentivos municipais à fixação de profissionais, que sempre recusou.

Julho 22, 2022

Desde a criação do Centro Hospitalar do Oeste, que se verificou ser uma solução pouco eficaz. A existência de três Centros com 50 quilómetros entre eles, prejudica a articulação entre equipas, inibe uma boa otimização de recursos e a complementaridade clínica, para além de ter levado a uma deslocalização de certos serviços, com os prejuízos óbvios para os utentes.

Julho 1, 2022

Vive-se uma situação de enorme sobrecarga nas urgências em Torres Vedras que tem levado à transferência de doentes. Também no próprio Hospital das Caldas os responsáveis pela equipa de urgência demitiram-se das funções de chefia, alertando para uma situação de rutura. Sobre as consultas de especialidade sabemos dos atrasos e dos tempos de espera, das dificuldades de internamento, das macas que acabam nos corredores e sobre o atendimento no Hospital de Torres, as esperas na sala das urgências, muitas queixas se ouvem dos utentes e de quem lá trabalha.

Julho 1, 2022

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, em articulação com a sua concelhia de Torres Vedras, endereçou no passado dia 23 de junho, um conjunto de questões ao Governo sobre o Futuro da Saúde no Oeste no âmbito da preocupação sentida em relação à situação da saúde pública na região, bem como da construção do novo Hospital do Oeste.

Junho 5, 2022

O Bloco de Esquerda congratula-se com o facto de finalmente existir um estudo da localização, que se arrastou anos, sendo agora tempo de pressionar o Ministério da Saúde,
para uma decisão célere e o avanço da orçamentação do projeto e cabimento orçamental aproveitando os fundos comunitários. Deixa de haver desculpa para justificar a inação.