Share |

Bloco apresenta Projeto de Resolução na Assembleia da República para concretização do Novo Hospital do Oeste no Bombarral

O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução para que se concretize, o mais rapidamente possível, o novo Hospital do Oeste, dando cumprimento ao estudo já realizado sobre a localização, no concelho do Bombarral.

Este documento propõe ainda um sistema de transportes eficaz, que salvaguarde as populações, bem como a manutenção das atuais Unidades como serviços de proximidade em Torres Vedras, Caldas da Rainha e Peniche.

Esta proposta, que deu entrada na AR a 10 de maio sob o número 96/XVI/1ª, foi feita em articulação com as estruturas locais do Bloco no Oeste, nomeadamente a concelhia de Torres Vedras e pretende recomendar ao Governo o avanço rápido deste processo e a definição de uma posição perante os oestinos.

Recorde-se que o Bloco de Esquerda de Torres sempre defendeu uma localização central e tecnicamente sustentada, o que aconteceu após tantos anos de desentendimentos entre os concelhos do Oeste. A concordância com a localização finalmente decidida no Bombarral sempre foi pública, sendo que a verdadeira prioridade é a construção do Hospital e não a luta entre autarquias.

No relatório do Orçamento de Estado para 2024 do anterior Governo PS, estava inscrita a decisão de lançamento do concurso para a construção do novo Hospital do Oeste (pág. 287), intenção que transitou para o atual Governo, mas que não se sabe se vai ou não dar continuidade.

São conhecidas as divergências da autarquia das Caldas em relação à localização decidida, que insiste a cosntrução nesse concelho, criando, mais uma vez, desunião e entraves ao processo. 

Para o Bloco trata-se de uma obra inadiável e que já vem tarde, pelo que não seria aceitável, mais um adiamento.  A discussão em plenário do Projeto, irá clarificar as intenções do atual Governo e desbloquear qualquer impasse que possa existir, tornando claro se há ou não vontade política de levar a cabo o investimento.

Esta obra é essencial para o Oeste dados os problemas de resposta que o atual Centro Hospitalar apresenta, nomeadamente os conhecidos constrangimentos nas urgências, a falta de uma unidade de cuidados intensivos, unidades de cuidados intermédios, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de preparação de citotóxicos e camas em número suficiente para internamentos. Continuará ainda a faltar a capacidade para atrair e reter profissionais de saúde e especialistas, assim como capacidade para ter serviços e valências cada vez mais diferenciadas.

A proposta do Bloco de Esquerda, para além da concretização, o mais rapidamente possível, da construção do novo hospital no Bombarral e de ser assegurado  um sistema de transportes eficaz; pretende também que o Governo Invista nas três unidades hospitalares existentes – Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras – de forma a melhorar as suas condições atuais e adaptá-las no futuro a serviços de saúde em proximidade, como consultas externas de algumas especialidades, hospital de dia, tratamentos de reabilitação, e cuidados continuados.

Original do Projeto no seguinte Link:

https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=263716

AnexoTamanho
projeto_de_resolucao_96_xvi_1.pdf15.53 KB