Share |

Sobre: Ambiente

Setembro 22, 2022

Não adianta estarmos preocupados com a duração do nosso banho, enquanto a autarquia rega relvados no verão, por todo o concelho, muitos apenas decorativos e inúteis, em vez de substituir por árvores ou vegetação resistente.

Agosto 30, 2022

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras lançou no dia 18 de agosto, uma petição online de recolha de assinaturas, dirigida à Câmara Municipal de Torres Vedras, no sentido de poupar água com a rega dos relvados inúteis em Torres Vedras

Agosto 30, 2022

Em termos ambientais, o plástico, incluindo as cordas à deriva no mar, são responsáveis pela morte de milhões de animais marinhos e pela destruição de habitat.

Abril 24, 2022

Um estudo publicado em 2019, com um mapa interativo disponível, projeta a perda de superfície terrestre para o mar em 2050 (ou seja, daqui a menos de 30 anos) e pode verificar-se neste mapa que toda a extensão costeira do nosso concelho será afetada, incluindo as praias da Assenta, Cambelas, Foz do Sizandro, Santa Cruz, Porto Novo.

Abril 14, 2022

Será que ter um concelho em que 80% da área florestal são eucaliptos e onde não existe diversidade é a melhor forma de sermos sustentáveis e protegermos o ambiente e o futuro do nosso concelho?

Março 28, 2022

Por descarbonização entende-se a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para níveis considerados seguros para a existência de vida humana na Terra. De momento, as emissões de CO2 continuam a ser superiores ao sequestro por meio dos oceanos, florestas e solos, e este gás de estufa continua, ano após ano, a acumular-se na atmosfera onde absorve e irradia calor do sol, o que contribui para o aquecimento global.

Fevereiro 22, 2022

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras solidariza-se com a luta da população de Runa, contra a localização, dita alternativa, da Subestação de Tração Elétrica da Linha do Oeste.

A  população de Runa está a organizar uma concentração em frente ao Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, local onde irá decorrer a Assembleia Municipal no próximo dia 23 de fevereiro. A concentração tem hora marcada para as 20h30. Aparece e nostra a tua solidariedade com o povo de Runa!

Dezembro 4, 2021

O Bloco fez chegar uma questão ao Governo sobre o estado de conservação da praia de Porto Novo.

 

Novembro 28, 2021
Novembro 14, 2021

As alterações climáticas são uma realidade, e vários efeitos são já sentidos no concelho, por exemplo, subida do nível da água do mar e acelerada erosão costeira (e.g. arribas Assenta), Verão prolongado com atraso na chegada das chuvas de Outono, redução do número de dias com chuva por ano, secas mais frequentes e intensas, tempestades de inverno com chuva e vento forte, aumento da temperatura
da água do mar.

Julho 2, 2021

Na última sessão da Assembleia Municipal (01/07/2021), o Bloco fez aprovar uma moção para incentivar mudanças à politica agrícola comum.
 

Junho 25, 2021

O glifosato é produzido pela multinacional Monsanto, recentemente comprada pela alemã Bayer, e comercializado sob o nome Roundup, sendo um dos herbicidas mais utilizados no mundo. Em 2015 foi classificado pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC- acrónimo em inglês) como sendo um agente cancerígeno de Classe 2A, ou seja é provavelmente cancerígeno para humanos, existindo evidências suficientes de que é cancerígeno para os animais.