É com grande consternação que recebemos as notícias de vítimas mortais nesta tragédia dos incêndios que devastam o nosso país. Enviamos condolências a todos os familiares e corporações que perderam os seus entes e saudamos a coragem e o empenho dos combatentes pela paz que nos acodem nesta altura de grande necessidade.
A nossa solidariedade com todas as populações afetadas, bem como para com as corporações de bombeiros que se sacrificam para o bem comum.
Os Bombeiros Voluntários de Torres Vedras sempre nos transmitiram a segurança da sua competência ao longo de décadas. Em Torres Vedras tivemos um incêndio de enorme perigosidade e intensidade na freguesia de Ramalhal num armazém de carvão, que foi devidamente debelado, após largas horas de uma luta incansável, evitando a sua propagação.
Sabemos que há bombeiros torrienses no Centro do país a reforçar as equipas de combate e isso é nosso motivo de orgulho.
Apoiar BVTV é fundamental, uma das formas de ajudar é ser sócio desta corporação, que atua em tantas áreas da nossa vida, especialmente em situações de emergência.
Desejamos que este pesadelo dos incêndios acabe e que possamos tratar de quem sofre e perdeu tudo, mas é também uma oportunidade para criar coragem e enfrentar este problema com toda a frontalidade pois trata-se de uma situação de segurança nacional.
É hora de combater as alterações climáticas através de uma gestão competente da floresta e do ambiente em geral, através da biodiversidade, do controlo da monocultura e de um território ordenado e diverso.
Apostar numa prevenção eficaz com limpeza e cumprimento da legislação, que não permita uma progressão tão devastadora sempre que há ignições, como ciclicamente acontece.
Também apoiar e dotar os bombeiros de meios e de remuneração à altura das suas funções de risco e de emergência, pois não nos podemos lembrar destes homens e mulheres apenas quando a casa arde.