SUBESTAÇÃO ALI NÃO

Proposta inicial do Estudo a azul (A), proposta alternativa a vermelho (B).

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras solidariza-se com a luta da população de Runa, contra a localização, dita alternativa, da Subestação de Tração Elétrica da Linha do Oeste.
Após um interregno coincidente com as eleições Autárquicas, o assunto voltou a ser abordado, desta vez em sessão de Câmara de 15 de fevereiro, tendo a presidente informado que a IP insiste na manutenção da alternativa já anteriormente ventilada durante o processo de contestação popular no ano passado.
De acordo com a autarca, nenhuma das alternativas propostas por diversos movimentos e entidades foram acolhidas, supostamente por motivos de quota de cheia e acessos, mantendo uma alternativa, que não é mais do que desviar a estrutura apenas 50 metros em direção ao Penedo, junto à encosta do Moinho Velho, do outro lado da linha de caminho de ferro.

Nunca ficou esclarecido como surgiu esta ideia, igualmente desconhecida dos runenses, nem como ela pôde ser apresentada como uma alternativa que reduza os impactos, dado que mantém ou agrava, a situação paisagística e patrimonial, continuando a implantar-se junto às povoações, agravada com os postes de 40 metros com muita alta tensão pela encosta do Penedo.

Recordamos que este processo já está inquinado de origem, pois nos relatórios de impacto de implantação do projeto, nunca foram feitos estudos alternativos, tendo a Agência Portuguesa do Ambiente, APA, denunciado esse facto, bem como, no estudo de zonas de cheia, nem a zona de Runa aparece no mapa analítico. A própria APA refere que o estudo de localização não analisa comparativamente diferentes alternativas, mas antes se centra em tentar justificar a escolha inicial, sem ficar demonstrado que não possam haver alternativas.

A justeza da causa e o empenho das populações, levou mesmo a que a Comissão de Mobilidade da Assembleia Municipal em julho de 2021, tenha recomendado o estudo de alternativas, tendo o PS mudado de opinião neste aspeto, o que motivou regozijo nos runenses. Inclusivamente a presidente da autarquia se comprometeu nesse sentido.

No entanto, sabe-se agora que existe um conjunto de alternativas propostas, entregue à IP, que não são tidas em conta e isto está a indignar a população, que mantém a sua oposição à construção daquela estrutura naquela zona, subestimando as razões dos habitantes e pondo em causa o futuro de uma zona vinícola, rica em paisagem e património.

O Bloco de Esquerda considera esta luta justa, pelos impactes que causa no futuro de Runa e pela forma como a população tem sido ignorada, com a conivência da própria autarquia. É imperioso que a Câmara e a Assembleia Municipal defendam os interesses dos seus munícipes e protejam o seu desenvolvimento futuro, tomando posições firmes e desencadeando todos os esforços ao seu alcance, para que se estudem alternativas de forma transparente e competente.

A  população de Runa está a organizar uma concentração em frente ao Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, local onde irá decorrer a Assembleia Municipal no próximo dia 23 de fevereiro. A concentração tem hora marcada para as 20h30. Aparece e nostra a tua solidariedade com o povo de Runa!