Sobre: Ambiente

Abril 24, 2022

Um estudo publicado em 2019, com um mapa interativo disponível, projeta a perda de superfície terrestre para o mar em 2050 (ou seja, daqui a menos de 30 anos) e pode verificar-se neste mapa que toda a extensão costeira do nosso concelho será afetada, incluindo as praias da Assenta, Cambelas, Foz do Sizandro, Santa Cruz, Porto Novo.

Abril 14, 2022

Será que ter um concelho em que 80% da área florestal são eucaliptos e onde não existe diversidade é a melhor forma de sermos sustentáveis e protegermos o ambiente e o futuro do nosso concelho?

Março 28, 2022

Por descarbonização entende-se a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera para níveis considerados seguros para a existência de vida humana na Terra. De momento, as emissões de CO2 continuam a ser superiores ao sequestro por meio dos oceanos, florestas e solos, e este gás de estufa continua, ano após ano, a acumular-se na atmosfera onde absorve e irradia calor do sol, o que contribui para o aquecimento global.

Fevereiro 22, 2022

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras solidariza-se com a luta da população de Runa, contra a localização, dita alternativa, da Subestação de Tração Elétrica da Linha do Oeste.

A  população de Runa está a organizar uma concentração em frente ao Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, local onde irá decorrer a Assembleia Municipal no próximo dia 23 de fevereiro. A concentração tem hora marcada para as 20h30. Aparece e nostra a tua solidariedade com o povo de Runa!

Dezembro 4, 2021

O Bloco fez chegar uma questão ao Governo sobre o estado de conservação da praia de Porto Novo.

Novembro 28, 2021
Novembro 14, 2021

As alterações climáticas são uma realidade, e vários efeitos são já sentidos no concelho, por exemplo, subida do nível da água do mar e acelerada erosão costeira (e.g. arribas Assenta), Verão prolongado com atraso na chegada das chuvas de Outono, redução do número de dias com chuva por ano, secas mais frequentes e intensas, tempestades de inverno com chuva e vento forte, aumento da temperatura
da água do mar.

Julho 2, 2021

Na última sessão da Assembleia Municipal (01/07/2021), o Bloco fez aprovar uma moção para incentivar mudanças à politica agrícola comum.

Junho 25, 2021

O glifosato é produzido pela multinacional Monsanto, recentemente comprada pela alemã Bayer, e comercializado sob o nome Roundup, sendo um dos herbicidas mais utilizados no mundo. Em 2015 foi classificado pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC- acrónimo em inglês) como sendo um agente cancerígeno de Classe 2A, ou seja é provavelmente cancerígeno para humanos, existindo evidências suficientes de que é cancerígeno para os animais.

Junho 4, 2021

Se e’ verdade que existam regioes que produzem bens alimentares abaixo do seu potencial produtivo, existem outras regioes onde a pressao sobre os recursos ambientais e’ notavel.

Abril 28, 2021

Na passada Sessão Ordinária da Assembleia Municipal (27/04/2021), o Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação para a proteção do arvoredo urbano. Esta recomendação foi chumbada, com os votos contra do PS e abstenções do PSD e CDS.

Abril 28, 2021

Na passada Sessão Ordinária da Assembleia Municipal (27/04/2021), o Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação para que fosse promovido o estudo de localizações alternativas à localização da subestação de tração da linha do oeste, em Runa. Esta recomendação foi chumbada com os votos contra do PS e as abstenções do PS e CDS.

Abril 25, 2021

Para além das questões de saúde pública a integridade da zona histórica fica em
causa. A paisagem mantém os elevados
impactos que já o Estudo de Impacto Ambiental falava. O turismo de natureza,
passeios pedestres e o desenvolvimento de Runa como destino de natureza e
património ficam também altamente condicionados.