Sobre: Território

Janeiro 24, 2023

Por isso propomos uma reflexão algo diferente das que têm vindo a público ultimamente e que tem mais a ver com a defesa de um Carnaval popular, participado e localmente abrangente, com foco na sátira local e na liberdade humorística, representando uma verdadeira inversão do poder.

Fevereiro 22, 2022

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras solidariza-se com a luta da população de Runa, contra a localização, dita alternativa, da Subestação de Tração Elétrica da Linha do Oeste.

A  população de Runa está a organizar uma concentração em frente ao Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários, local onde irá decorrer a Assembleia Municipal no próximo dia 23 de fevereiro. A concentração tem hora marcada para as 20h30. Aparece e nostra a tua solidariedade com o povo de Runa!

Setembro 12, 2021

Com esta reviravolta, verifica-se uma primeira vitória dos que tanto lutaram pelo estudo desta alternativa. Foram os runenses e os movimentos que estiveram sempre ao seu lado, que forçaram esta posição do PS. Foi a força da razão e do povo. Mas atenção, porque é apenas um primeiro passo.

Agosto 25, 2021

As freguesias são uma enorme conquista democrática, onde as populações se sentem representadas, tendo um papel fundamental na consolidação da democracia e no sentido de identidade e pertença ao território. São o nível autárquico de base, consagradas autarquias locais no artigo 236º da Constituição portuguesa, mais próximo dos cidadãos, representando o Estado na resolução dos problemas básicos.

Agosto 15, 2021

Tudo isto já se sabia. A estratégia é conhecida, trata-se de ir protelando no tempo, para desgastar e pressionar os runenses, com a conivência da autarquia, que necessita desse silêncio, numa altura de eleições, para que ninguém se recorde do que deveria ter feito e de nunca ter discutido com a população a localização da subestação.

Julho 2, 2021

Na última sessão da Assembleia Municipal (01/07/2021), o Bloco fez aprovar uma moção para incentivar mudanças à politica agrícola comum.

Abril 30, 2021

Não é lícito jogar-se no arrastar do tempo e no fato consumado, condenando os runenses à resignação de viver o resto das suas vidas paredes meias com aquela estrutura.