Share |

QUESTÕES AO GOVERNO SOBRE FUTURO DA SAÚDE NO OESTE

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, em articulação com a sua concelhia de Torres Vedras, endereçou no passado dia 23 de junho, um conjunto de questões ao Governo sobre o Futuro da Saúde no Oeste no âmbito da preocupação sentida em relação à situação da saúde pública na região, bem como da construção do novo Hospital do Oeste.

Pretende-se que a Ministra da Saúde esclareça, em primeiro lugar, se a construção da nova unidade faz parte dos seus planos e qual a sua calendarização, bem como se serão inscritas verbas para o início do projeto já no Orçamento de Estado de 2023.

O Bloco quer também saber que medidas estão a ser tomadas de imediato para garantir que não se verifica o encerramento de serviços nas unidades do Centro Hospitalar do Oeste, conforme tem sido público, nomeadamente os diversos serviços de urgência, ou outros, dadas as constantes notícias de encerramento de urgências e de encaminhamento de doentes para outras unidades.

Uma terceira questão prende-se com os planos futuros para as atuais Unidades e se pode o governo garantir que se irão manter em funcionamento e serão reestruturadas para garantir este atendimento intermédio, dado estarmos perante uma vasta área geográfica que serve 300 mil utentes e qualquer das duas localizações prováveis para o novo Hospital ficam distantes dos grandes centros urbanos de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, colocando em risco o atendimento de maior proximidade.

Por fim o Bloco questiona o Ministério da Saúde sobre o ponto de situação da renda paga à Santa Casa da Misericórdia pelas instalações do Hospital de Torres Vedras, nomeadamente se ainda se mantém nos 20.000€ mensais. Dados os vários investimentos realizados a nível de infraestrutura, se o Governo pretende o governo negociar a cedência das instalações por parte da Santa Casa.

Em anexo o texto completo da exposição e questões ao Ministério da Saúde.

Também, disponível no site da AR em:
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePerguntaR...

Torres Vedras, 27 de junho de 2022
Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda