Share |

BLOCO DEFENDE CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS NO CHO

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou no passado dia 23 de abril, um Projeto de Resolução para que a Assembleia da República, proponha ao Governo que tome as medidas necessárias à instalação de uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), no Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
Este Centro serve uma população aproximada de 300 mil pessoas, desde Mafra a Alcobaça e recentemente muitos utentes passaram dificuldades devido à falta de resposta específica, que não se compreende.
Esta UCI já teve um projeto há um ano atrás, com um orçamento a rondar 1 milhão de euros, mas até agora nenhuma ação foi tomada para a sua criação.
Para além da melhoria do atendimento da população e de se poderem realizar mais serviços diferenciados, como por exemplo, determinadas cirurgias, esta Unidade é também fundamental para a fixação de médicos e a criação de condições para uma qualificação do Centro Hospitalar.
Esta carência ficou a nú no auge da pandemia, quando deixou de haver capacidade de ventilação invasiva para a população abrangida, tendo sido complicado transferir para outros Hospitais, com claros prejuízos no combate à pandemia.
O Bloco considera fundamental a criação desta Unidade, pelo desinvestimento que o CHO tem sido votado, bem como forma de colmatar uma falha grave na prestação de cuidados de saúde na região Oeste.

Podes ler o texto integral do comunicado abaixo, em anexo.

AnexoTamanho
imprensa_uci_no_cho_be_parlamento1.pdf419.32 KB