Na passada Sessão Ordinária da Assembleia Municipal (27/04/2021), o Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação para que fosse promovido o estudo de localizações
alternativas à localização da subestação de tração da linha do oeste, em Runa. Esta recomendação foi chumbada com os votos contra do PS e as abstenções do PS e CDS.
Entendemos que é necessário continuar a trabalhar em soluções alternativas para a localização da subestação da linha do oeste, pois o projeto tem que respeitar a vontade das populações.
Durante a discussão o PS referiu que o projeto passou por todas as fases de escrutínio institucional e por consulta pública e só agora as populações se insurgiram. No entanto, isto não é verdade. A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sugeriu à Infraestruturas de Portugal (IP), que procura-se outras localizações com menos impactos ambientas. No entanto a IP não seguiu as recomendações da APA, tendo sido repreendida por isso mesmo no relatório final da APA. Na fase de consulta pública a questão da subestação foi quase escondida da população, ofuscada pelos benefícios da modernização da linha, tendo a população apenas tido conhecimento da localização da mesma já numa fase tardia da concretização do projeto.
O Bloco irá continuar ao lado dos interesses das populações locais, fazendo pressão para que se encontrem soluções para uma localização alternativa, sendo que foi remetida uma pergunta ao governo sobre este mesmo assunto pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, no dia 5 de março. Podes acompanhar o estado da pergunta dirigida ao governo através deste link: https://parlamento.bloco.org/pergunta/localizacao-da-subestacao-de-runa-e-preservacao-do-patrimonio-da-paisagem-e-do-bem-estar
O texto integral encontra-se abaixo, em anexo.
Anexo | Tamanho |
---|---|
7_recomendacao_substracao_runa-__be.pdf | 37.02 KB |