REJEITADO: RECOMENDAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO ARVOREDO URBANO

Na passada Sessão Ordinária da Assembleia Municipal (27/04/2021), o Bloco de Esquerda apresentou uma recomendação para a proteção do arvoredo urbano. Esta recomendação foi chumbada, com os votos contra do PS e abstenções do PSD e CDS.

As justificações dadas pelo grupo parlamentar do PS para justificar o seu voto contra, prendem-se com o que dizem ser falta de coerência do texto, por o mesmo referir as expressões “arvoredo urbano” e “arvoredo municipal”. Esta questão não tem qualquer relevância nem é sustentação para um voto contra, basta ler o conteúdo do texto para se perceber que este pretende abranger todas as espécies arbóreas do município, no entanto, como é notório o maior ataque e descuido com o arvoredo que se encontra na área urbana do município, diga-se a cidade, pretendeu-se dar ênfase ao mesmo realçando a questão das espécies que se encontram nesses espaços, e estão por isso mais ameaçadas.

A segunda razão dada como justificação para o voto contra do PS, é devido ao facto de estar a ser preparada um projeto de lei na Assembleia da República (por iniciativa do Bloco de Esquerda), sobre este tema e que, por isso, não há necessidade de haver precipitações por parte do município. Esta também não se trata de um razão plausível, pois o município poderia ir começando a trabalhar neste sentido e esse trabalho não ficaria invalidado com a aprovação do projeto de lei, seria até benéfico pois muito de trabalho que a lei exigiria já estaria a ser efetuado.

O Bloco vai continuar a bater-se por um maior respeito para com a natureza e com a defesa das árvores em espaço urbano.

O texto integral da proposta encontra-se abaixo, em anexo.

AnexoTamanho
6_recomendacao_protecao_arvoredo_-_be.pdf91.84 KB