Share |

Bloco solidário com vítimas de homofobia em Torres Vedras

Foi com enorme preocupação que no dia 25 de setembro demos conta na comunicação social local e nacional de um caso de homofobia contra um casal na Freguesia de Carvoeira e Carmões. Este é um caso de extrema gravidade que reflete o preconceito homofóbico presente na sociedade. O Bloco já transmitiu a sua solidariedade às vítimas.

O ódio crescente na nossa sociedade em virtude do preconceito, leva a um aumento destes casos que facilmente se transforma em violência contra comunidades e cidadãos. Não é assim que recebemos quem quer fazer de Torres Vedras o seu concelho e construir aqui o futuro. O nosso concelho deve ser inclusivo, acolhendo todos sem exceção e as autoridades têm de atuar sem contemplações, pois homofobia é crime.

Embora o avanço legislativo tenha garantido às pessoas LGBT+ mais igualdade no quadro legal, a evolução não se dá com a mesma velocidade nas mentalidades das pessoas. Para isso, são precisas ações continuas de sensibilização e visibilidade.

A Câmara Municipal tem-se mostrado sempre resistente a hastear a bandeira LGBT nos seus edifícios, durante o mês do orgulho, tal como propõe o Bloco. Ademais, a CM tem assinado com Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação. Este plano é manifestamente insuficiente, no que diz respeito às pessoas LGBT+, prevendo apenas três ações de sensibilização entre 2023 e 2026, dirigidas a profissionais de empresas e instituições e, nenhuma dirigida à população.

Ouvimos alguns discursos de circunstância, mas sem qualquer consequência eficaz em ações ou propostas para um concelho, que tem de se assumir sem ambiguidades, como inclusivo e anti preconceito. Não é isto que queremos ver noticiado sobre Torres Vedras. A autarquia deve condenar de forma clara e ser muito mais pró-ativa em matéria de princípio e direitos básicos.

Exigimos mais! A Câmara Municipal tem que honrar as suas responsabilidades em matéria de Igualdade e Não Discriminação!