Share |

Bloco de Esquerda aprova como cabeça de lista, Jorge Humberto Nogueira, para a Câmara Municipal de Torres Vedras

Bloco de Esquerda de Torres Vedras aprova como cabeça de lista, Jorge Humberto Nogueira, para a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Os militantes do Bloco de Esquerda de Torres Vedras aprovaram em eleição interna de concelhia, no passado sábado dia 3 de abril, os nomes de Jorge Humberto Nogueira como cabeça de lista à Câmara Municipal e Pedro Manuel Pisco cabeça de lista para a Assembleia Municipal.

Os nomes serão agora apreciados pelos órgãos distritais do partido, decorrendo o processo de construção das listas e propostas políticas com vista às eleições autárquicas, que seguirão os mesmos procedimentos internos.

Nesta fase, o Bloco apela a todos os torrienses que se identifiquem com os princípios do partido, que se unam numa frente de esquerda progressista. Estamos abertos à participação de todos, independentes, simpatizantes, movimentos cívicos, organizações não partidárias, gente de cada uma das freguesias, que queiram contribuir, partilhando os seus anseios, as suas propostas, ou até assumir candidaturas para mudar o estado de coisas a que a nossa política local chegou.

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras apresenta-se como alternativa de esquerda ao poder local torriense, por uma política de transparência e serviço público, através de uma governação que ouça as pessoas, alicerçada nos reais anseios e problemas dos torrienses.

O desenvolvimento do concelho passa, desde logo, pela prioridade às políticas de justiça social que combatam a pobreza, a discriminação e a exclusão, pela promoção dos direitos sociais.

Os orçamentos nas áreas sociais devem ser fortalecidos e dirigidos aos jovens, aos idosos, aos que têm mais dificuldades, às bolsas de pobreza e exclusão e a muita pobreza envergonhada de munícipes esquecidos e invisíveis.

Nesta época particularmente difícil devido à pandemia, são necessárias respostas sociais e económicas de emergência, sem esquecer políticas estruturais, para que não nos quedemos em ações assistencialistas.

É necessário promover a qualidade de vida com reforço dos serviços públicos municipais em áreas chave como a habitação pública, saúde, educação e cultura, olhando o território como um todo.

Torres Vedras precisa ainda de mais justiça climática através de políticas municipais integradas e sustentáveis ao nível dos transportes públicos, mobilidade, acessibilidade, ambiente e gestão dos resíduos.

_________________

Jorge Humberto Nogueira, 56 anos, é de Torres Vedras, professor, investigador e ativista.

Mestre em Educação Inclusiva, professor de Educação Especial há 35 anos, especialista em Dificuldades Intelectuais Severas, atualmente no Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, é doutorando em Inclusão Social na Universidade da Extremadura, Espanha.

Autor de livros e artigos na área da Educação e Inclusão, coordenador pedagógico, formador de professores, e palestrante com obra publicada no país e estrangeiro.

Fundador da Pró-Inclusão, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da revista Educação Inclusiva, entre 2010 e 2012.

Elemento da na Comissão na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, CPCJ, de Torres Vedras, de 2000 a 2002, tendo exercido a sua presidência.

Filiado na UDP, núcleo de Torres Vedras, aos 15 anos, participando em inúmeras campanhas e ações políticas. É aderente do Bloco de Esquerda de Torres Vedras há 3 anos e elemento da Coordenação Concelhia.

Ativista nas causas da inclusão social, ecologia, objeção de consciência, direitos humanos e dinamização cultural. Fundador do Grupo “Eco-Lógico” de Torres Vedras, Cooperativa de Comunicação e Cultura, Associação de Defesa do Património e membro ativo do Cine Clube e Espeleo Clube de Torres Vedras.

Luta pela liberdade na imprensa local. Fundador da Radioeste onde trabalhou como jornalista, tendo sido ainda jornalista no Badaladas, Frente Oeste e correspondente do jornal Público. Autor de centenas de reportagens onde denunciou temas da vida social económica e política de todo o concelho.