Share |

Apresentação Candidatura | Carolina Vieira - Candidata à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães

Decorreu no dia 11 de junho, às 17h30, a Apresentação da Candidatura Autárquica do Bloco de Esquerda, no Parque da Varzea. O evento contou com a intervenção da Carolina Vieira, Pedro Pisco, Jorge Humberto e Catarina Martins.

Abaixo está transcrita a intervenção da Carolina Vieira, que é candidata à Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matcães, na lista encabeçada por Diogo Franco.

Boa tarde a todos e todas que nos acompanham e hoje dispuseram de um tempo para estar aqui e ajudar a contribuir com a democracia do país.

Antes de começar quero agradecer ao Bloco de Esquerda pelo convite e acolhida junto à base de Torres Vedras e pontuar que aceitei este convite pois concordo com suas ideias, projetos e lutas em defesa da democracia e da verdade no país.
Agradeço também a presença da Catarina Martins e seu trabalho frente ao facismo em Portugal.

Me chamo Carolina Vieira e como já perceberam sou brasileira, muito me alegra estar aqui nessa posição junto a pessoas que assim como eu trabalham para uma freguesia mais justa e lutam para combater o preconceito a discriminação de gênero, a discriminação racial, a discriminação de pessoas lgbtqia+, a discriminação relacionada a classe social e qualquer outra forma de opressão e violência contra grupos minoritários.

Quando mudei para Portugal escolhi Torres Vedras para morar, aqui vivi muitas coisas boas, mas também senti na pele o que é ser mulher e imigrante em Portugal, e por isso venho há mais de 2 anos atuando junto a movimentos feministas e coletivos de mulheres imigrantes como eu.

Apesar das dificuldades que vivi e ainda vivo estando aqui, não me arrependo da escolha que fiz há 4 anos. Torres Vedras é hoje o meu lar, Acredito que somente trabalhando em conjunto podemos chegar mais longe e construir a sociedade que queremos.

Acredito firmemente que a democracia é a melhor maneira de construir de forma sólida um mundo mais justo. Tenho grande apreço por trabalhar a favor da sociedade que vivo e lutar pelos valores que acredito.

Enquanto mulher e imigrante me dispus a sempre batalhar a favor da sociedade pois sei que também tenho minha responsabilidade para com a cidade e o país que vivo.

Estou hoje nessa posição pois creio que Torres pode ser muito mais do que já é enquanto cidade e sociedade civil e junto ao partido vamos trabalhar para que isto se torne realidade e para que possamos dar uma resposta positiva em relação a problemas já existentes e sobretudo os provocados pela pandemia.

Acredito também que é possível fazer nossa parte em relação ao meio ambiente e melhorar a mobilidade e qualidade de vida na cidade tornando-a mais sustentável, funcional e acolhedora para quem visita e sobretudo para quem vive no concelho.

Temos urgência em integrar e trabalhar em conjunto com todas as freguesias de Torres, promovendo projetos e parcerias que elevem ainda mais seus pontos fortes e que agreguem valor à economia local.

É importante o aumento da qualidade de vida na cidade através de projetos que garantam a requalificação de espaços públicos, construção de passeios e parqueamento de bicicletas e levando em conta sempre projetos que também permitam o direito à habitação.

Queremos ajudar jovens e famílias que vivem aqui a terem um lar e conquistarem a sua independência sem a interferência de quem defende apenas interesses imobiliários.

Também apoio a proposta sobre igualdade plena pois vejo constantemente a necessidade de difundir cada vez mais conhecimento e informações verdadeiras e relevantes sobre minorias, garantindo assim o combate às desigualdades sociais, a corrupção, a xenofobia, ao racismo e a lgbtfobia e promovendo cada vez mais a integração e participação da população nesses debates.

Para finalizar quero deixar claro que acompanho o bloco de esquerda em Torres Vedras há pouco mais de 3 anos e nesse período vi por diversas vezes propostas importantes para a autonomia e economia da cidade serem travadas por não corresponder a interesses de terceiros.

Em defesa de mais transparência e acreditando que eu e meus colegas de luta podemos agregar valor e fazer a diferença junto a freguesia e que convido a população a participar, acompanhar e confiar seu voto a favor do nosso programa e projetos.

Por isso me coloco à disposição para partilha de ideias e trocas de experiências junto a população. Obrigada!