Share |

Propostas do Bloco na Assembleia Municipal de 03 de março 2020

Na última se sessão da Assembleia Municipal de Torres Vedras, no dia 03 de março, o Bloco de Esquerda levou vários projetos a votação. Foram eles:

Uma moção, para a promoção da criação de uma carreira rodoviária entre as unidades do Centro Hospitalar do Oeste. A Ideia era promover, junto das diversas entidades, este recurso, que achamos da mais elementar necessidade e justiça, nomeadamente para as populações mais carenciadas das áreas abrangidas pelas 3 unidades hospitalares que constituem o CHO. Esta moção foi chumbada com os votos contra APENAS DO PS, que detém a maioria absoluta na Assembleia.

Uma moção para uma maior diversificação da oferta de viaturas alternativas ao automóvel, na cidade de Torres Vedras, no âmbito da promoção de uma mobilidade ecológica. Esta Moção foi APROVADA POR MAIORIA, sem votos contra.

Uma recomendação para a melhoria da facilidade de acesso ás Bicicletas Agostinhas, nomeadamente, a possibilidade de registo através de plataformas electrónicas e a alteração da limitação horária. Esta moção foi APROVADA POR UNANIMIDADE MENOS 1 VOTO que foi de abstenção.

Uma recomendação para a tradução em língua gestual de todas as sessões públicas da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal. Esta recomendação, embora tenha sido APROVADA POR UNANIMIDADE, independentemente de contribuir para a consagração de um direito constitucional, mereceu comentários do PS que precisa de averiguar a quantidade de público alvo - só um eleitor que o necessite, não lhe basta e, por parte do CDS, a única preocupação com os custos. Apesar da aprovação, achamos que foi só para que o PS e CDS ficassem bem na fotografia e, na realidade, dificilmente será uma realidade antes das próximas eleições autárquicas. A título de exemplo, arriscamos afirmar que o que a Assembleia gasta em papel não reciclado em cada sessão, pagaria um tradutor certificado.

Uma recomendação para o alargamento da rede TUT à periferia da cidade e pelo reajuste dos horários praticados, num espírito de que as pessoas possam, cada vez mais, sentir que têm transportes públicos que as incentivam a prescindir dos carros para deslocação à e na cidade. Esta recomendação foi REPROVADA com os votos CONTRA do PS.

Uma recomendação para a remoção dos relvados inúteis, fonte de absorção de enormes quantidades de água da rede pública, num espírito de levar o concelho a hábitos mais amigos do ambiente, evitando o desperdício deste bem cada vez mais escasso. Numa anterior sessão da AM o Bloco já tinha levado este tema a discussão, tendo o mesmo sido chumbado pelo PS com o argumento de que o texto estava pouco explícito e poderia dar motivo a outros entendimentos. Curiosamente, apenas ao PS esta proposta estava a fazer confusão. Voltámos a insistir, desta vez com mais detalhe. A recomendação foi, desta vez, APROVADA com 26 abstenções do lado do PS, 3 votos contra e 11 a favor.

Todos os textos se encontram disponiveis neste post em forma de PDF.

Saudações bloquistas.

 

AnexoTamanho
mocao_criacao_de_uma_carreira_rodoviaria_que_ligue_os_polos_do_cho.pdf99.62 KB
mocao_diversificar_viaturas_alternativas.pdf86.06 KB
recomendacao_melhorar_acesso_agostinhas.pdf83.68 KB
recomendacao_para_a_traducao_em_lingua_gestual_de_todas_as_sessoes_publicas_da_cmtv_e_da_am.pdf89 KB
recomendacao_para_o_aumento_da_area_abrangida_pela_rede_de_tut_e_revisao_de_horarios.pdf109.12 KB
recomendacao_remocao_dos_relvados_sem_utilizacao_ludica.pdf136.93 KB