Share |

Sobre: OPINIÃO

Maio 30, 2023

De acordo com o CHO, todos os novos casos da área de abrangência deste Centro Hospitalar são deslocados para Leiria, o que significa um trajeto de mais de 100 quilómetros e mais de 1 hora de viagem.

Maio 20, 2023

Uma rede pública de creches com tutela única educacional é a melhor forma de ter uma educação da primeira infância com igualdade, qualidade e com educadores dentro da carreira docente. Em vez disso o Estado prefere financiar e depender do sistema privado, negando a consagração do direito à educação das crianças a partir do primeiro ano de vida e perpetuando uma visão assistencial, de um sistema que fica aquém das necessidades.
 

Abril 8, 2023

A construção de um Hospital do Oeste, seria, sem dúvida, uma solução para as enormes carências na saúde da região Oeste, onde faltam valências, equipamentos, condições físicas, médicos e outros profissionais.

Abril 4, 2023

A resposta dos professores não pode ser outra que manter a unidade, a força do protesto e adesão a todas as formas de luta.

Março 23, 2023

Não deixa de ser sintomático que, perante uma situação social grave com anos, a autarquia ande a fazer mais estudos. Entretanto o tempo passa, os estudos repetem-se e a oportunidade perde-se, especialmente quando temos ao dispor um Plano de Recuperação e Resiliência em curso, que prevê verbas específicas sem paralelo nesta área.

Janeiro 24, 2023

Por isso propomos uma reflexão algo diferente das que têm vindo a público ultimamente e que tem mais a ver com a defesa de um Carnaval popular, participado e localmente abrangente, com foco na sátira local e na liberdade humorística, representando uma verdadeira inversão do poder.

Novembro 25, 2022

A ideologia de género é, de facto, absurda porque é uma invenção da extrema-direita que ignora toda a realidade e evidência dos estudos sobre o género.

Outubro 9, 2022

A resolução da falta de docentes não se faz com remendos de curto prazo, de eficácia duvidosa e que não tocam no essencial, perpetuando a velha máxima de atamancar alguma coisa, para que o fundamental não mude.

Setembro 22, 2022

Não adianta estarmos preocupados com a duração do nosso banho, enquanto a autarquia rega relvados no verão, por todo o concelho, muitos apenas decorativos e inúteis, em vez de substituir por árvores ou vegetação resistente.

Agosto 30, 2022

A Educação em Portugal atingiu os melhores resultados de sempre em vários indicadores. Toda esta evolução tem como atores a classe dos professores. Paralelamente somos um dos países da OCDE onde a classe docente é mais envelhecida.

Agosto 30, 2022

Em termos ambientais, o plástico, incluindo as cordas à deriva no mar, são responsáveis pela morte de milhões de animais marinhos e pela destruição de habitat.

Julho 22, 2022

Desde a criação do Centro Hospitalar do Oeste, que se verificou ser uma solução pouco eficaz. A existência de três Centros com 50 quilómetros entre eles, prejudica a articulação entre equipas, inibe uma boa otimização de recursos e a complementaridade clínica, para além de ter levado a uma deslocalização de certos serviços, com os prejuízos óbvios para os utentes.

Julho 1, 2022

Vive-se uma situação de enorme sobrecarga nas urgências em Torres Vedras que tem levado à transferência de doentes. Também no próprio Hospital das Caldas os responsáveis pela equipa de urgência demitiram-se das funções de chefia, alertando para uma situação de rutura. Sobre as consultas de especialidade sabemos dos atrasos e dos tempos de espera, das dificuldades de internamento, das macas que acabam nos corredores e sobre o atendimento no Hospital de Torres, as esperas na sala das urgências, muitas queixas se ouvem dos utentes e de quem lá trabalha.