Torres Vedras: Fim do projecto de aterro é vitória da cidadania

O Bloco de Esquerda de Torres Vedras congratula o movimento de cidadãos que levou a cabo a missão cívica de alertar a população acerca dos perigos da instalação de um Aterro de Resíduos Industriais que a empresa espanhola Befesa, com o apoio da Câmara Municipal, queria instalar em Torres Vedras. De facto, foi graças a este movimento social que todo o processo saiu da obscuridade dos gabinetes para as ruas, ganhando assim a transparência e a democracia.

Desde que tomámos conhecimento deste processo, referimos que se tratava de um processo político enviesado, pois tudo apontava para que o Aterro fosse instalado à força, isto é segundo o desejo da Befesa. O que, em suma, configura um péssimo exemplo de administração pública e uma forma de fazer política errada e contra os interesses das populações.

É de lembrar que a Câmara Municipal concedeu “interesse municipal” logo após o pedido da Befesa em 2004, sem sequer conhecer os perigos que agora diz existirem. É igualmente inconcebível que se tenha iniciado a alteração do PDM sem que tenha havido previamente um estudo credível do Impacto Ambiental, prometido desde 2005.

Deste modo, o BE Torres Vedras tem sérias dúvidas da idoneidade da autarquia relativamente a este processo, designadamente acerca da sobreposição de interesses privados ao bem estar das populações e à gestão da coisa pública.

Ficamos contudo satisfeitos com o fim anunciado do Aterro, mas devemos ficar atentos a novas tentativas de localização de projectos do género em Torres Vedras.

A Coordenadora Concelhia do BETV

13 de Setembro de 2011